A análise existencial de Viktor Frankl explicita uma imagem de homem como um ser livre e responsável, capaz de configurar seu destino, mas também como um ser que "se decide" e se autoconfigura. Esse processo de autoconfiguração parte de um dinamismo motivacional da existência, denominado "vontade de sentido" e definido como o desejo primário de encontrar sentido para a própria vida e a aptidão para torná-lo realidade. Nessa perspectiva, resgata-se o caráter projetivo do fato educativo , que se desenvolve, justamente, no espaço existencial de tensão entre o ser e o dever-ser pessoal, à medida da abertura, por parte da consciência, a um horizonte de sentido e a um mundo objetivo de valores. Dessa forma, a ação educativa se orienta para a concreta realização de um projeto ontológico e ético por parte do sujeito.
Autor(a): Eloisa Marques Miguez
Catálogo: Psicologia
Assunto: Educação
Coleção: Logoterapia
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Edição: 1ª
Número de Páginas: 160
Reimpressão: 1ª (2020)
Editora/Fabricante: PAULUS Editora
Peso (em gramas): 186g
Ano Lançamento: 2014
Dimensões (cm): 13.5 (larg) x 21 (alt)
Código de Barras: 9788534940702
ISBN: 9788534940702
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